A RENFA foi fundada em 2016 como resposta à necessidade de lutar pelos direitos das mulheres, em especial as usuárias de drogas. Sua articulação aconteceu do encontro de ativistas feministas de 9 Estados do Brasil, que se reuniram no ano de 2014 na cidade do Rio de Janeiro. São mulheres que fomentam em seus territórios a luta por uma reforma da atual política de drogas, com foco na defesa dos direitos dos grupos mais atingidos pelo modelo proibicionista - um exemplo das mulheres encarceradas, seus familiares, profissionais do sexo, mães vítimas da violência do Estado, mulheres em situação de rua, profissionais do sexo e LBTQIAP +, em sua maioria negras.
Antiproibicionismo como missão
A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) é uma organização política feminista, antirracista, supra partidária e anticapitalista, criada para atuar em rede na luta pelos direitos humanos e fortalecimento político das mulheres e pessoas trans. Nosso objetivo é transformar os modelos de controle pelos sistemas de opressão racista, patriarcal e capitalista, em especial no campo das políticas de drogas. Estamos organizadas em 11 coletivos locais: AL, BA, CE, DF, MG, PA, PE, RJ, RN, RR e SP.
Somos antiproibicionistas , pois entendemos que a legislação de drogas atual, baseada no proibicionismo, é responsável por graves violações à democracia e aos direitos humanos da população. Denunciamos o modelo de “guerra às drogas” como uma guerra dirigida às pessoas pobres e negras, que promove uma intervenção violenta do Estado , altos índices de encarceramento e danos a indivíduos e comunidades. Sabemos também notado impacto que a política atual de drogas na vida das mulheres, que estão antes de serem encarceradas, perderem seus familiares por violência do Estado ou impossibilitadas de exercer seu direito à maternidade. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a população carcerária feminina aumentou 556% nos últimos 12 anos, enquanto a masculina subiu 130%.
Acreditamos que é preciso construir um projeto social de transformação radical, a partir de uma perspectiva democrática , feminista, antirracista, anticapitalista e antipunitivista.
2004
2010
2013
Encontro ABORDA em Aracaju. Conexão com os militantes de redução de danos, conexão com o movimento no DF.
Criação do Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco.
2014
Reunião de Coletivos e Ativistas Antiproibicionistas (RENCAA) no âmbito da Bienal da UNE, na FND / UFRJ - RJ. Várias mulheres percebem que os homens se blocaram e não queriam que as mulheres discutissem feminismo.
Encontro de ativistas feministas na cidade do Rio de Janeiro começa a articular a RENFA. Reunião das mulheres no dia seguinte ao RENCAA contou com a presença de 40 mulheres para falar de feminismo e antiproibicionismo. É a primeira vez que se fala da possibilidade de criar uma articulação nacional de mulheres usuárias de drogas.
2015
Encontro Nacional de Coletivos e Ativistas Antiproibicionistas (ENCA)
As mulheres da RENFA participaram da organização do Encontro Nacional de Coletivos e Ativistas Antiproibicionistas (ENCA), que reuniu cerca de 600 ativistas de todo Brasil na cidade do Recife, para debater os modelos da política de drogas e alternativas.
Marcha das mulheres negras
2016
Fundação da RENFA: Plenária de fundação da RENFA dentro do ENCAA, leitura de manifesto com presença de 100 mulheres representantes dos 18 Estados nos quais a Rede estava presente.
2017
Setembro Encontro Nacional de Feministas Antiproibicionistas (ENFA) no Recife/PE.
Criação da Teia Latino Americana - Montevidéu / Uruguai no âmbito do EFLAC - a partir de um projeto aprovado por PE com Fundo Elas;
2018
Início da Agenda Feminista Pelo Desencarceramento
A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) promoveu nos anos de 2018 e 2019 a Agenda Feminista Pelo Desencarceramento, projeto realizado com apoio do Fundo Brasil para realização de pesquisa e atendimento pelo desencarceramento feminino nas cidades de Recife e Rio de Janeiro.
RENFA participa da construção do 8M pelo Brasil.
RENFA participa da construção da Marcha da Maconha em diversos estados.
Reunião Nacional de Planejamento em PE.
2019
Audiência dos 31 anos da RD - DF. Projeto de lei instituindo o dia nacional da RD.
Encontro Nacional da Agenda pelo Desencarceramento em Fortaleza.
Reunião Nacional de Planejamento em CE.
Tenda Poprua no DF.
Frente Parlamentar Feminista Antirracista
Escola Livre de Redução de Danos
Marcha das Margaridas
2020
Ações de solidariedade distribuindo cestas básicas e kits de RD
Lançamos 3 candidaturas e o manifesto “Meu partido é o feminismo negro”
Enegrecer a Política
Caso João Miguel
Prisão política de Sara e Débora e campanha
Aprovação de Escola Nacional de Gênero e Sexualidade
Ações de comunicação
Aprovação do projeto OSF, Fundo Elas e fundo internacional.
2021
Lançamento virtual do Manual Feminista Antirracista pelo Desencarceramento
Reunião Nacional de Planejamento em BA
Curso "Feminismo Antiproibicionista: Descolonizar para avançar
Lives da Articulação Latinoamericana de Feministas Antiproibicionistas
carta de princípios
DOE
Emanuelle Santana Marques
Número do banco: 655
Agência: 0655
Conta: 261355-7
PIX: medusa.vvz@outlook.com
QUER NOS AJUDAR A MANTER A RENFA? DOE PARA:
© 2024