A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas anunciou o lançamento de seu Programa Nacional de Redução de Danos (PNRD). O projeto visa promover estratégias de cuidado entre pares e fortalecer a incidência política, pautando a construção de uma nova e mais humana política de drogas no Brasil.
A RENFA é a primeira organização brasileira feminista, antirracista e antiproibicionista formada por mulheres usuárias de drogas, sobreviventes do sistema prisional, trabalhadoras sexuais e pessoas de comunidades historicamente afetadas pela "Guerra às Drogas" (incluindo mulheres cis, trans, travestis, homens trans e pessoas não binárias).
Reconhecida internacionalmente desde os anos 1990, a Redução de Danos é uma estratégia comprovada para minimizar os riscos e violências gerados pela política proibicionista. O programa da RENFA retoma essa estratégia histórica, incorporando a interseccionalidade, a justiça racial e a territorialização do cuidado para atender à realidade brasileira atual.
O projeto está sendo financiado pelo Instituto Amefricano Drogas e Democracia, parceiro estratégico no fortalecimento e ampliação das políticas de cuidado e Redução de Riscos e Danos no país.
Com atuação nacional em 17 núcleos locais em 14 estados e no Distrito Federal, o Programa Nacional da RENFA inclui:
Mapeamento Nacional: Levantamento das estratégias de Redução de Danos já existentes em nível nacional, regional e local, com o objetivo de ampliar a incidência política nos territórios.
Formação e Material Educativo: Criação de materiais e ações educativas para disseminar metodologias feministas antiproibicionistas.
Incidência Política: Fortalecimento da atuação em espaços de controle social em todos os níveis, do local ao nacional.
A iniciativa busca alcançar impactos significativos, como:
Fortalecimento da Rede: Aumento da auto-organização da RENFA e ampliação de suas equipes de cuidado.
Melhoria na Qualidade de Vida: Redução do impacto da guerra às drogas, com melhoria direta na vida das usuárias e suas comunidades.
Ampliação do Apoio Político: Crescimento do engajamento e do apoio para a construção de uma nova e justa política de drogas no país.
O Programa Nacional de Redução de Danos da RENFA conecta o trabalho de campo à formação política, priorizando o acolhimento, o empoderamento e a construção coletiva de soluções inclusivas.
Deixe o seu comentário
© 2024