© 2021

ADMINISTRAR SITE

Deixe o seu comentário

🔻 8M

Para abrir a Jornada Nacional Feminista do Dia Internacional de Luta das Mulheres, dezenas de organizações, coletivos, partidos e entidades realizaram um Ato Político Virtual. Assista aqui

 

🔻 Encontro de Mulheres e Movimentos Antiproibicionistas

Participamos do evento com a Articulação Nacional das Marchas da Maconha. Marcha. Foram 3 mesas: Liberdade e vida da mulher; Mulher, maconha e saúde; Mulheres e resistência. Assista aqui

 

🔻 Manifesto Feminista Antiproibicionista

Reunimos a Articulação Latinoamericana de Feministas Antiproibicionistas com a presença de 23 mulheres de vários países da América Latina, e elaboramos um Manifesto para o 8M. Continuaremos com reuniões mensais como preparação para a criação do Fórum Internacional Mulheres e Políticas Sobre Drogas. Leia nosso manifesto e baixe lambes da campanha

 

🔻 Manual Feminista Antirracista pelo Desencarceramento

Lançamos a publicação como resultado do projeto Agenda Feminista Pelo Desencarceramento, realizado pela RENFA durante 2018 e 2019. 

Baixe o Manual aqui! Assista a live de lançamento aqui!

 

🔻 Nota de solidariedade por Lorena Muniz e todas as pessoas trans e travestis

Nos solidarizamos com Lorena Muniz, que veio a óbito por negligência médica. Que tal fato não fique impune e os responsáveis sejam responsabilizados. Vidas trans importam! Leia a nota na íntegra aqui.

 

🔻 Chamada de voluntáries da área jurídica

A Agenda Feminista Pelo Desencarceramento, inciativa promovida pela RENFA, está selecionando advogades/as/os e estudantes de Direito para atuarem prestando apoio jurídico às mulheres vítimas do sistema penal. Inscrições até 15/3. Saiba mais aqui.

 

🔻 CAMPANHAS POR DOAÇÕES

Continuamos com as doações de cestas básicas e kits de higiene! Ajude-nos a divulgar: 

RENFA-CE: https://abre.ai/cg7G 

RENFA-PE: https://abre.ai/b56P

 

🔻 Ações pelo Brasil

*[BA]* Em 18/2, marcamos presença no ato em Salvador pelo direito ao auxílio emergencial e vacina para todos, com a Coalizão Negra por Direitos. Estamos nos articulando com vários parceiros: Forúm Popular de Segurança Pública, Levante Feminista 2021, Frente pelo Desencarceramento e Teia Latino Americana pelo Desencarceramento. Fizemos o acolhimento de novas companheiras online e estamos promovendo o cuidado entre nós.

_“Isso é princípio de cuidado ancestral. Quando lembro de cuidado, percebo que sou tantas e ressignifico a minha existência na construção de potências com a pedagogia do anúncio. Cuidado é sobre reconhecimento, acolhimento e escuta atenta. Cuidado é perspectiva horizontal de Redução de Riscos. Cuidado é a oportunidade de ressignificar a ordem colonial.”_ (Driele de Santos - RENFA-BA)

*[CE]* Estamos participando da organização do 8M, da Marcha da Maconha em Fortaleza e das atividades da Frente Estadual pelo Desencarceramento. Estamos nos articulando com mulheres da comunidade do Tancredo Neves que tem familiares encarcerados.

*[DF]* Continuamos atuando pelo desencarceramento e na formação de redutoras de danos, junto a pessoas em situação de rua, profissionais do sexo e mulheres trans. Fizemos um café da manhã com acolhimento para o 8M.  

*[MG]* Estamos participando da articulação do 8 de março em Belo Horizonte e do GT Socieoeducativo da Frente Estadual pelo Desencarceramento. 

*[PE]* Fomos eleitas para a gestão 2021-2022 do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Recife (COMPADE). Fizemos o acolhimento de novas companheiras online e estamos participando das organizações do 8 de março e da Marcha da Maconha em Recife e RMR. Assinamos a nota técnica de retomada das audiências de custódia no estado de Pernambuco. Também assinamos a carta manifesto em defesa da linha Totó Abdias de Carvalho e seu Terminal de ônibus. Estivemos no ato em Recife pelo direito ao auxílio emergencial e vacina para todos, com a Coalizão Negra por Direitos e ANEPE. E realizamos nossa primeira ação acolhendo 30 mulheres familiares de pessoas privadas de liberdade, promovendo o autocuidado, o fortalecimento do acesso a direitos e o encontro com o feminismo. Veja as fotos aqui.

*[RJ]* Estamos rearticulando nosso núcleo local. Faremos uma reunião de acolhimento virtual para novas companheiras no dia 13/3.

*[RN]* Vamos realizar o Podcast Antiproibicionista com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Acompanhe aqui.

*[SP]* Participamos da construção das ações do 8M Nacional e em São Paulo. Fizemos nossa reunião de articulação para futuras ações em campo. Estamos planejando nossa aproximação da Agenda pelo Desencarceramento a nível local.

 

🛑 CONTEÚDO DELAS

*[Documentário]* _Cannábicas_, o 1º Documentário Coletivo de Mulheres Canábicas do Mundo, estreou no Youtube com a participação de Fran (RENFA-PE) 

*[Live]* Conversa “Sapatão também gosta de moda!”, com Dominique Coelho (RENFA-MG) e Jamine Miranda no canal EmpoderaTeen

*[Live]* Bate-papo com as mãeconheiras e escritoras Luana Malheiro (RENFA-BA) e Maíra Castanheiro

*[Revista]* Cersamos, com o tema "Mulher". Com textos de Dayane Lacerda, Luana Nascimento e Paula Lucia (RENFA-MG). Leia nos destaques do perfil:

 

🛑 CURSO FEMINISMO ANTIPROIBICIONISTA

A RENFA vai realizar um curso para 100 mulheres, homens trans e pessoas não binárias. Serão 5 encontros com 2 horas de duração, às terças a partir de 23/3. Saiba mais aqui

 

🔆 Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas🔆

Instagram: instagram.com/renfantiproibicionista 

Facebook: facebook.com/renfantiproibicionista

Youtube: https://www.youtube.com/c/renfabr

Twitter: https://twitter.com/renfabr

E-mail: renfabrasil@gmail.com

Edição #3: março/2021

13/03/2021
Logotipo RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas desenhado como uma etiqueta na cor verde com efeito amassado