1. pt
  2. es
  3. en
Logotipo RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas desenhado como uma etiqueta na cor verde com efeito amassado
13/01/2026

inauguração da casa renfa abre o ano de 2026 em Salvador 

 

Núcleo RENFA Salvador inaugura Centro de Convivência e Redução de Danos voltado para mulheres, pessoas trans e crianças

 

É com muita alegria que o núcleo Salvador convida para a inauguração da CASA da RENFA – Centro de Convivência e Redução de Danos, um espaço dedicado ao acolhimento, cuidado e fortalecimento de mulheres, pessoas trans e crianças que integram a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA). A abertura acontece no dia 14 de janeiro, a partir das 9h, no bairro Saúde, em Salvador/BA.

 

A iniciativa tem como foco o atendimento, encaminhamento e a promoção de ações de redução de danos, além da realização de oficinas, formação política e atividades de geração de renda. A Casa surge como um ambiente seguro de convivência, com a missão de acolher mulheres usuárias de drogas, promovendo cuidado integral, acesso à justiça e estímulo à auto-organização política.

 

Segundo Lúcia Soares, egressa do sistema prisional e ativista do núcleo Salvador, que assume a coordenação de convivência da casa, a estrutura conta com salas de atendimento, áreas de convivência, espaço para banho, descanso e lavagem de roupas, além de ambiente reservado para o cuidado de crianças, garantindo acolhimento digno e humanizado.

 

“A casa da RENFA, pra gente que é coordenadora, é muito importante; em primeiro lugar pra gente, que veio de uma situação de precisarmos de apoio também, e pra pessoas de rua, moradoras de rua, que precisam de apoio. Como a casa da RENFA vai ter um espaço de acolhimento para as crianças que as mães trabalham e não tem com quem deixar seus filhos, vai ter atendimento psicológico, atendimento jurídico, etc. Essa casa é muito importante tanto pra nós que somos RENFA quanto para as pessoas que vão poder usufruir dos serviços que vamos oferecer”, conta Lúcia.

 

 

 

          

              Além dos espaços de convivência, a Casa RENFA Salvador conta com um espaço reservado para o cuidado de crianças.

 

 

 

Para Ana Carina Ribeiro, ativista do núcleo Salvador e redutora de danos, hoje parte da equipe da Casa RENFA, é muito emocionante ver esse sonho finalmente realizado. “São dez anos de luta para que esse sonho chegue, seja realizado”. Ana Carina aproveita para pedir ajuda de todos os colaboradores na manutenção do espaço: “essa casa vai ser muito gratificante para mulheres em vulnerabilidade”.  

 

“Precisamos de ajuda sim, porque estamos começando, e a casa já foi uma luta pra conseguir”; acrescenta Lúcia, “e hoje a luta vai ser maior ainda pra gente poder organizar e fazer um belo trabalho; a gente precisa da ajuda dos governantes e ajuda jurídica para manter esse espaço, que já foi muito difícil de conseguir”.

 

 

 

           

                                 A Casa da RENFA conta com espaços reservados para assistência jurídica e psicológica. 

 

 

Em parceria com a CANNAB, o espaço também passa a oferecer atendimento por meio do uso terapêutico da cannabis medicinal. De forma colaborativa, o Ponto de Cuidado CANNAB compartilha o espaço da Casa RENFA, fortalecendo o cuidado em rede e ampliando o acesso a estratégias de cuidado para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que fazem uso abusivo de álcool e outras substâncias.

 

A inauguração da CASA da RENFA representa um avanço nas políticas de cuidado, saúde integral e redução de danos, reafirmando o compromisso com a dignidade, a autonomia e os direitos humanos.

 

 

Serviço

Inauguração da CASA da RENFA – Centro de Convivência e Redução de Danos

📅 14 de janeiro

⏰ A partir das 9h

📍 Rua Góes Calmon, 37 – Saúde, Salvador/BA

Deixe o seu comentário

ADMINISTRAR SITE

© 2024

Contato