© 2021

ADMINISTRAR SITE

Deixe o seu comentário

🛑Receba o boletim mensal por e-mail!

O ZapRENFA agora é o Boletim RENFA e circula também por e-mail! Para receber na sua caixa, inscreva-se em https://sendfox.com/renfa 

 

🔻 RENFA.ORG

O novo site da RENFA acaba de sair do forno! Além de apresentar nossa rede, queremos facilitar a divulgação de nossas atividades e produções. O site tem versão pra celular e pode ser usado como um aplicativo muito leve que permite acesso rápido. Confira em https://renfa.org.

 

🔻 Curso Feminismo Antiproibicionista: Descolonizar para Avançar

Encerramos esse ciclo de trocas de experiências e conhecimentos. Foram cinco aulas, abordando uma análise de conjuntura e os temas Rua, Abolicionismo Penal, Redução de danos e Racismo, todos em relação ao Feminismo Antiproibicionista. Se você perdeu a transmissão, pode assistir no youtube.

 

🔻Articulação Latinoamericana de Feministas Antiproibicionistas

Realizamos uma roda de conversas com nossa rede internacional, fazendo a leitura do nosso manifesto e ouvindo sobre várias realidades da luta antiproibicionista na América Latina. Assista aqui.

 

🔻 Basta de guerra aos pobres e negres!

Repudiamos a ação realizada pela Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que tirou de forma violenta a vida de 29 pessoas, e nos solidarizamos com a população do Jacarezinho. O dia 13/5 será marcado por manifestações por todo país, contra a chacina e o genocídio, pela vida do povo negro brasileiro. Leia a nota da Coalizão Negra por Direitos.

 

🔻 Marcha da Maconha

A Marcha da Maconha está acontecendo de forma virtual no Brasil e no mundo. Assista algumas das programações já realizadas:

Marcha da Maconha Global 2021 - Marihuana en Marcha

No Rio de Janeiro, com participação de Luiza Saad, Flávia Fernando e Flávia Medeiros representando a RENFA

Em Floripa, com participação de Luana Malheiro (RENFA-BA) na mesa “Cannabis e Saúde Mental: Contextos e Possibilidades”

 

🔻 #EugeniaNão #AcessoUniversalSim

Nos posicionamos contra a Portaria Nº 13/2021 do Ministério da Saúde, que instituiu o implante anticoncepcional de longa duração como estratégia de prevenção da gravidez indesejada, apenas para algumas populações, descumprindo o princípio de universalidade e equidade do SUS e violando a autonomia corporal e reprodutiva dessas mulheres. Leia a nota conjunta aqui.

 

🔻 Desencarcera Brasil: da Amazônia aos Pampas

Assista à live de lançamento do projeto da Agenda Nacional pelo Desencarceramento.

 

🔻 CAMPANHAS EM AÇÃO

Levante Feminista Contra o Feminicídio

Estamos participando da campanha nacional e contínua de enfrentamento à escalada do feminicídio no Brasil. Assine também e divulgue o manifesto.

Campanha Tem Gente com Fome

Também estamos participando da campanha nacional de combate à fome da Coalizão Negra por Direitos, arrecadando recursos para ações de solidariedade. Saiba mais e colabore.

 #ArquivaPL5435/2020

Estamos na campanha da Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto, contra o PL 5435/2020 que poderá ir à votação no Senado. O “Estatuto da gestante” criminaliza gestantes que abortarem, seja por risco de vida, por estupro, ou por gestarem fetos anencéfalos; e requenta o ‘bolsa estupro’. Saiba mais aqui.

 

🔻 Ações pelo Brasil

[BA] Estamos participando da Campanha Tem Gende com Fome, do Levante Feminista contra o Feminicídio e do Fórum Popular de Segurança Pública. Estamos atuando junto da Frente Estadual pelo Desencarceramento e a Agenda Feminista pelo Desencarceramento, a exemplo da entrega de itens de higiene pessoal para o Conjunto Penal Feminino. Fizemos o acolhimento de novas companheiras. 

[CE] Realizamos a doação de cestas através da Campanha Tem Gente com Fome e da Agenda Feminista pelo Desencarceramento. Também pela Agenda, realizamos uma tarde de escuta e acolhimento com mulheres da comunidade da Marica do Mato. Outra roda de conversa aconteceu a convite do Grupo de Mulheres Vozes, sobre redução de danos. Estamos participando da Frente Estadual pela Legalização do Aborto. 

[DF] Estamos participando da Campanha Tem Gente com Fome e realizando outras ações de solidariedade, como o atendimento jurídico e a produção e doação de materiais de limpeza e higiene com o Coletivo Aroeira. Dia 21/4 foi aniversário de Brasília e comemorarmos juntos à população em situação de rua, foram entregues cobertores, lanche e banho com a ajuda da Rede Solidariedade Barba na Rua e outros parceiros. O encontro da RENFA-DF desse mês foi uma formação que durou 3 dias.

[MG] Fizemos o acolhimento de novas companheiras. Estamos participando do GT Socioeducativo da Frente Estadual pelo Desencarceramento. Estamos em parceria com as Flores do Cárcere realizando ações para mulheres em situação de cárcere. 

[PA] Fizemos o primeiro acolhimento da RENFA no médio Rio Xingu. Faremos a acolhida de novas companheiras no dia 21/5.

[PE] Estamos participando da Campanha Tem Gente com Fome, da Agenda Feminista pelo Desencarceramento e do Fórum Popular de Segurança Pública. Participamos da fundação da Frente Estadual pelo Desencarceramento. Continuamos nos mobilizando contra a audiência de custódia virtual. Fizemos o enfrentamento à transfobia dentro do Levante Feminista. Realizamos uma roda de autocuidado.

[RJ] Participamos da Marcha da Maconha virtual.

[RN] Estamos produzindo o podcast “Uma Troca Positiva”, em parceria com o coletivo de redução de danos CelebrateUp.

[SP] Fizemos o acolhimento de novas companheiras. Nos reunimos com a Frente Estadual pelo Desencarceramento e estamos organizando ações para mulheres encarceradas, como envio de cartas. Participamos do debate “Olhares do Feminismo antiproibicionista sobre a exclusão social, das pessoas que usam drogas e suas interfaces com os direitos humanos”, organizado pelo Coletivo Massunim Redução de Riscos e Danos.

 

🛑 CONTEÚDO DELAS

[Live] Especial das Mãeconheiras no Instagram de Maíra Castanheiro, com Driele Amunã (RENFA-BA).

[Live] Primeiro Encontro de membros de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas, com a participação de Priscila Gadelha (RENFA-PE) e Luana Malheiros (RENFA-BA).

[Lives] no Instagram Penal Fora da Caixa, da militante da RENFA Ana Beatriz. Entre outras do mês, “Mulheres, maternidade e tráfico de drogas” com Brisa Lima (RENFA-PE/RJ).

[Podcast] “Uma Troca Positiva”, com Maria Leuça (RENFA-RN).

[Video] “A vida das trabalhadoras sexuais na luta contra o COVID-19”, produzido pelas Tulipas do Cerrado.

 

🔆 Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas🔆

https://renfa.org 

instagram.com/renfantiproibicionista 

facebook.com/renfantiproibicionista

Youtube: https://www.youtube.com/c/renfabr

https://twitter.com/renfabr

renfabrasil@gmail.com

Edição #5: maio/2021

09/05/2021
Logotipo RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas desenhado como uma etiqueta na cor verde com efeito amassado