Logotipo RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas desenhado como uma etiqueta na cor verde com efeito amassado
16/07/2024

Brasília: Coalizão Negra por Direitos lança “Quilombo nos
Parlamentos Eleições 2024” na próxima terça-feira (16)

Na ocasião, será apresentado um manifesto que apresenta as principais diretrizes da Coalizão à sociedade e ao Estado brasileiro sobre a participação negra nos espaços de tomada de decisão, especialmente nas eleições municipais deste ano.

 

Comprometida com a luta contra o racismo e a defesa da democracia nos espaços de decisão, a Coalizão Negra por Direitos lança, no dia 16 de julho, às 19h, no Bar Pardim, Asa Norte - Brasília (DF), a campanha Quilombo nos Parlamentos para as Eleições 2024. Na ocasião, será apresentado um manifesto com os principais focos da atuação deste ano, que visa ampliar a presença de pessoas negras nos parlamentos municipais e prefeituras, garantindo a eleição de candidatos e candidatas comprometidos/as com o combate às desigualdades e ao racismo, e com a construção de um projeto democrático para o país. Em mais um ano da iniciativa Quilombo nos Parlamentos, a Coalizão Negra visa ampliar a presença de pessoas negras comprometidas com diversas agendas, como justiça racial, reparações, justiça de gênero, justiça climática e justiça econômica, garantindo que elas ocupem espaços de poder. “O evento de lançamento será um debate público que apresentará as reflexões e produções da Coalizão dos últimos anos, abordando o sistema político brasileiro e os marcos necessários para estabelecer uma democracia ampla, pois enquanto houver racismo, não haverá democracia”, enfatiza Ingrid Farias, da operativa da Coalizão Por Direitos. A campanha Quilombo dos Parlamentos apoiou em 2022, mais de 100 pré-candidaturas de lideranças negras ligadas ao movimento negro que concorreram a cargos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas em todo o país. Em 2024, com uma estratégia atualizada para as eleições municipais, a iniciativa focará na vida e no dia a dia das pessoas negras nas cidades e no campo, com base nas agendas programáticas das organizações que compõem a Coalizão Negra por Direitos. Para Fabiana Pinto, do Movimento “Mulheres Negras Decidem” e também do GT de comunicação da Coalizão Negra por Direitos, a missão é reduzir a sub-representação negra nos espaços de poder e garantir que as pautas de justiça racial, social e de gênero sejam defendidas. “Convidamos todas as pessoas a fortalecer essa luta por mais representatividade e igualdade. Vamos transformar os parlamentos municipais e prefeituras em verdadeiros quilombos”, diz. Em 2022, a iniciativa da Coalizão Negra por Direitos apoiou 144 candidaturas do movimento negro comprometidas com a agenda da Coalizão. Como resultado, essas candidaturas receberam um total de 4.093.148 votos, representando 3,46% dos votos válidos. Dentre essas candidaturas, 29 foram eleitas, correspondendo a 20% do total. Na Câmara Federal, foram eleitos 11 candidatos, equivalentes a 23%, enquanto nas Assembleias Estaduais foram eleitos 18 candidatos, representando 19% do total.

 

Informações:

Comunicação

Midiã Noelle - Instituto Commbne

Commbne@gmail.com

71-993276643

Deixe o seu comentário

ADMINISTRAR SITE

© 2024