📢 💬 🔊 📝 💌
*BOLETIM de ATUAÇÃO NACIONAL da RENFA*
*_Edição #13: SETEMBRO/2022_*
🔸 Receba o boletim mensal por e-mail!
O ZapRENFA agora é o Boletim RENFA e circula também por e-mail! Para receber na sua caixa, inscreva-se em https://sendfox.com/renfa
🔻 🗣️ #ForaBolsonaro
🌎 *Articulação Latino-Americana*
Primavera Antiproibicionista EM NOVEMBRO
*RENFA NA RUA*🔊
Depois de dois anos, muitos movimentos estão voltando a ocupar as ruas! Nós da RENFA estamos organizadas em diversas atividades que fomentam as políticas antiproibicionistas!!!
11.09 Marcha da Maconha Natal
*ELEIÇÕES 2022*✅
*MEU PARTIDO É O PARTIDO NEGRO DECOLONIAL*
🔸 *Ações Regionais*
*[SC]* Aconteceu o 3º Encontro Interno com acolhimento do Núcleo Santa Catarina, em Floripa. O encontro foi realizado junto com nossas crianças, em um almoço descontraído e cheio de afeto. Após o almoço que foi produzido juntas, foi realizado a leitura da carta de princípios conjuntamente, conversamos e posteriormente estabelecemos períodos de encontro e formação. O registro final demonstra a felicidade de estarmos reunidas em torno de temas que nos unem, atravessam e perpassam, e alegria de junto com nossos/as/es filhos/as/es assumir o compromisso com a luta antiproibicionista, antirracista, anticapitalista, antipunitivista, antimanicomial, abolicionista penal e suprapartidário que construímos junto à RENFA!
*[DF]* Dia 10 de setembro, Tulipas do Cerrado esteve em mais uma ação de redução de danos em festas, participando do Samba Urgente em Brasília/DF. Foi oferecido acolhimento para as/os/es festeiras/os/es. dias 14 e 15 de setembro, Tulipas do Cerrado esteve presente no curso “O fenômeno da situação de rua e suas complexidades”, ministrado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e Fiocruz Brasília. O curso apresentou e analisou o fenômeno da situação de rua, assim como as políticas públicas, serviços e equipes que se relacionam com a população em situação de rua. Tulipas do Cerrado realiza ações de redução de riscos e danos à saúde e social com a população em situação de rua em Brasília há duas décadas e é um coletivo que compõem a RENFA na capital brasileira. dia 17 de setembro, RENFA DF e Tulipas do Cerrado uma ação de arte urbana com trabalhadoras sexuais, mulheres em situação de rua e mulher sobrevivente do cárcere. A oficina de graffiti foi realizada pelo coletivo TransCrew DF. Com essa atividades, as mulheres cis e trans puderam deixar suas mensagens e marcas no muro da horta urbana feita e cuidada pelo Coletivo Aroeira, que também compõem a Rede no DF. dia 22 de setembro, Tulipas do Cerrado participou virtualmente do lançamento das oficinas “Manual de Redução de Danos LGBTQIA+”: história e conjuntura. Dia 29 de setembro, a RENFA DF por meio das Tulipas do Cerrado esteve no encontro Mulheres, Diversidade e Impacto Social realizado pela UNAIDS e pela OIT. Participamos de rodas de conversar sobre violência de gênero e interseccionalidade, prevenção combinada e estratégias para criar projetos.
*[RN]* A RENFA Rio Grande do Norte esteve mais uma vez à frente da organização da Marcha Da Maconha Natal. Rolaram diversas atividades para produzir material para a Marcha da maconha, como o pré-evento que teve oficinas de cartazes, distribuição de panfletos e vendas de acessórios para arrecadar dinheiro para a construção da marcha e o feitio da feijoada da marcha da maconha.Também participaram de uma live na marcha da Maconha Natal com o tema: o impacto do proibicionismos , lei de drogas e Redução de danos. Algumas de nossas militantes também atuam no coletivo de redução de danos CelebrateUtP e estiveram no evento “intense open air” com atividades de acolhimento e cuidado e infostand levando as cartilhas da RENFA MG e materiais informativos da Escola Livre de Redução de danos.
*[RJ]*O núcleo do Rio de Janeiro esteve presente na mesa A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS nos dias 18 e 19 de setembro, na Universidade Estado do Rio de Janeiro, debatendo sobre a liberdade de decidir, da autodeterminação na escolha dos tratamentos psicológicos, não havendo essa possibilidade no SUS ou RAPS que nao respeita a singularidade de cada um, nos trazendo um questionamento "como fazermos cuidados em liberdade, com pessoas que perderam a liberdade, no caso das pessoas em cárcere?" Urge também notarmos a precariedade de pessoas negras num debate sobre saúde mental, que atinge principalmente corpos a margem da sociedade, seja no cárcere ou na insegurança alimentar, principalmente por se tratar da primeira universidade a aderir as cotas raciais.
*[CE]* A RENFA CE se juntou com algumas candidatas e movimentos de mulheres que agregam a luta feminista, antirracista, antiproibicionista e a favor da diversidade na política para o Lançamento da Manifesto da RENFA 2022 em Fortaleza dia 22 de setembro no Espaço Mucambu Cultural, Benfica. As candidatas, suas representantes e mulheres que compõe movimentos lutam pelo direito ao uso da maconha medicinal, são contra o encarceramento e pelo direito das vítimas do cárcere participaram da roda de conversa onde a leitura coletiva de pontos que compõem nosso manifesto foi aquecida pelo diálogo e contextualização local de situações a serem enfrentadas. O reconhecimento de nosso manifesto por esse grupo potente é parte do que construímos diante dos enfrentamentos à “guerra às drogas”. Muito mais poderemos fazer com mandatos compromissados com nossas pautas!
🔸 PARCERIAS e CAMPANHAS
*Distrito Federal*
Lançamento das oficinas “Manual de Redução de Danos LGBTQIA+”: história e conjuntura. Juma Santos compartilhou parte da história da redução de danos (RD) no Brasil, que surgiu para prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, relatou como conheceu a RD, bem como essa perspectiva de cuidado gerou mudanças em sua vida. Por fim, frisou a importância de sempre lembrar a origem da RD, que foi criada por e para pessoas usuárias de substâncias e/ou em situação de rua, como um cuidado entre pares.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=CqhEGCbviPo
Tulipas do Cerrado - Rede de Redução de Danos e Profissionais do Sexo do DF e Entorno https://www.instagram.com/tulipasdocerrado/
Coletivo Aroeira - Criando pontes entre a agroecologia e redução de danos https://www.instagram.com/coletivo.aroeira/
Rosas no Deserto - Coletivo formado por familiares, amigas/os/es e sobreviventes do sistema prisional do DF - https://www.instagram.com/p/CgxHJQVpcEH/
_Para a RENFA, construir a pauta do desencarceramento é de suma importância para garantir os direitos de pessoas privadas de liberdade e seus familiares, que são em sua maioria, pessoas pobres e negras. Por uma sociedade sem prisões!!_
*Rio Grande do Norte*
A RENFA-RN, está em movimento constante na busca de atividades que possam possibilitar trocas afetivas, amorosas e de cuidados que envolvem subjetividades femininas junto às manas sobreviventes no sistema prisional do pavilhão feminino da João Chaves de Medeiros.
*São Paulo*
A RENFA-SP participa do projeto “Por Nós ``, que é um coletivo fundado dentro do cárcere pelas nossas ativistas Mary e Iya Batia para fazer o acolhimento às manas que ainda estão lá dentro e às egressas. Mary vêm bolando um projeto para o recebimento de cartas das manas sobreviventes do sistema ainda privadas de liberdade, tendo em vista a importância dessa atenção, pois equivale a uma visita àquelas que não tem o acolhimento da família e ficam abandonadas lá dentro. Além disso, a RENFA SP junte a outras instituições, estão sempre presente no evento “saidinha” que acontece quatro vezes ao ano.
RIFA de apoio: https://www.instagram.com/p/Ci-Zq5NLaX5/?utm_source=ig_web_copy_link
*Pernambuco*
Rede Autônoma de Travestis e Transexuais de Pernambuco/RATTs-PE
A Rede é uma organização política exclusivamente composta pelo encontro de pessoas trans ativistas/militantes interessades em construir e pautar questões a partir de uma perspectiva de criticidade política trans radical, articulando e mobilizando com diversos movimentos e setores da sociedade visando a garantia de direitos sociais e promoção da cidadania da população de travestis e transexuais, enfrentamento a todo tipo de violência transfóbica, e interseccionais sobrepostas e de controle dos corpos, pelos sistemas de opressão racista, cisheteropatriarcal e capitalista. # NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!!! VIDAS TTs IMPORTAM" 💜🌈✨🏳⚧⚧✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿
[Clique aqui para acessar o registro de fotos do boletim de Setembro de 2022]
✊🏿 Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas
🔸Instagram: instagram.com/renfantiproibicionista
🔸Facebook: facebook.com/renfantiproibicionista
🔸Youtube: https://www.youtube.com/c/renfabr
🔸Twitter: https://twitter.com/renfabr
Deixe o seu comentário
© 2024