Logotipo RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas desenhado como uma etiqueta na cor verde com efeito amassado
30/11/2022

Boletim de Atuação RENFA - Novembro/22 Edição #12

📢 💬 🔊 📝 💌

*BOLETIM de ATUAÇÃO NACIONAL da RENFA*

*_Edição #15: NOVEMBRO/2022_*

 

🔸 Receba o boletim mensal por e-mail!

O ZapRENFA agora é o Boletim RENFA e circula também por e-mail! Para receber na sua caixa, inscreva-se em https://sendfox.com/renfa

 

Espaços nacionais que ocupamos 

- Rede de mulheres negras do NE

- Enegrecer a política

- Ancore e UtP

- Frente nacional pela legalização do aborto

- Coalizão Negra por Direitos

 

🌎 Caravana da Diversidade com a Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas

Estamos construindo as Oficinas do Manual de Redução de Danos LGBTQIA+

https://www.youtube.com/watch?v=CqhEGCbviPo

 

🔸  *Ações Regionais*

 

*[CE]* A RENFA esteve em mais um ano da construção da Marcha da Periferia de Fortaleza que completou 10 anos de existência neste ano tendo como tema "Em 10 anos de Marcha quem ouviu o nosso solução de dor: Pela boniteza de nossas vidas a favela não  vai sucumbir". A marcha aconteceu no dia 26/11, na praia de Iracema e, além de passar o recado de que a periferia não quer mais ser alvo da política de morte e encarceramento motivado pela falácia da guerra às drogas, mostrou que o povo negro e periférico (re)existe com seus aquilombamentos urbanos artísticos, culturais e movimentos sociais.

 

*[RN]* No dia quatro de novembro, juntamente com o núcleo do  RJ e SP, ocorreu na cidade carioca, o Congresso Brasileiro sobre Psicodélicos, a apresentação de trabalho com o tema "Compartilhando experiências de cuidado na penitenciária feminina João Chaves, através do projeto resgate da subjetividade do ser da RENFA RN" e mediação de mesa. As manas do RN já estão participando do 13º Ciclo Formativo Leilane Assunção nos dias 24 e 25 de dezembro com a sociedade civil antiproibicionista organizada, mesa com marcha da marconha e associações psicodélicas e segue rolando as reuniões fixas quinzenais e online.

 

*[DF]* Realizamos uma  formação de contextualização para novas possíveis integrantes da Renfa, Juma apresentou histórico de Redução de Danos e Cida falou sobre Trabalho Sexual. As manas do núcleo também estiveram no Setor Comercial Sul, em Brasília, prestando apoio jurídico a mulher em situação de rua a partir do Gabinete Jurídico Feminista Antirracista organizado pela RENFA Nacional, estiveram também nas pistas promovendo cuidado a trabalhadoras sexuais.As companheiras  estiveram no I Fórum Educativo sobre Uso Terapêutico de Cannabis de Luziânia e Entorno, no Goiás, realizado pela Associação @_soucannabis levando a importância da cannabis no cuidado terapeutico. Entre os dias 17 e 19 de novembro, pela primeira vez composta por trabalhadoras sexuais, esteve presente no IV Seminário Nacional de Profissionais do Sexo, em Curitiba/PR, levando a pauta do feminismo antiproibicionista e mobilizando politicamente outras mulheres em relação às demandas pertinentes ao trabalho sexual, principalmente em relação a conquista e garantia de direitos, bem como a regulamentação da profissão.

 

*[PE]*  -  Estivemos presentes no Confluências PE, atividades de formação e estratégia sobre ativismo 

 

          - O Comitê  Mulheres Trans e Travestis, no seminário que ocorreu dia 22 novembro sobre a construção de proposta para MPPE, na audiência que incide dia 30.  

          - Estivemos em escolas públicas em Gravatá e participamos da primeira reunião da Marcha da Maconha.

          - Aconteceu em Olinda o 1° Encontro de Mulheres e Dissidências da Lanpud que contou com a presença de outros países como Argentina, Chile, Costa Rica, Paraguai, Ecuador, México,Guatelama. No encontro aconteceu também o lançamento do livro de Luana Malheiro: Tornar-se Mulher usuária de drogas

          - Dia 25/11 aconteceu o ato pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Participamos  em roda de diálogo da semana de calouros do DA de Ciências Sociais da UFRPE

          - Ativista da RENFA PE, Maria Daniela, recebe título de Cidadão Pernambucana

          - Estivemos presente na Marcha da Consciência Negra de Pernambuco realizada pela Articulação Negra de Pernambuco

          - Estivemos presente nas reuniões do Conselho Municipal de Politica de Drogas

          - Estivemos presente no Encontro de Formação da Mandata Pretas Juntas das ativistas da RENFA

 

*[SP]* Reunião do grupo colaborativo  do projeto principal a “saidinha”, sendo o cumprimento da Lei de Execução Penal, das apenadas que cumprem o Regime Semi-Aberto e também os requisitos do Art. 123 da LEP, um acompanhamento jurídico na porta dos presídios auxiliando acerca dos setes dias fora da cadeia, sendo uma parceria com Por Nós, houve o lançamento da rifa, pela  dificuldade na  garantia de recursos para as atividades, uma das ideias centrais é produção de cartilha para acolhimento com QRCode.

 

*[MG]* Construimos uma ação conjunta com Pimp My Carroça para o crescimento da população, relembrando a valorização das pessoas catadoras, pois não existe política pública para dignificar o trabalho dessas pessoas. No núcleo, também está rolando o planejamento de encontro da RD para janeiro de 2023.

 

*[RJ]* O núcleo do Rio de Janeiro, está se encontrando através de reuniões online para a construção do Cinedebate em parceria com a Biblioteca de Manguinhos,na Zona Norte, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a pauta da Guerra às Drogas, fortalecendo e trazendo cada vez mais mulheres para o Estado, principalmente, por termos re-eleito um verdadeiro Sanguessuga, provedor de Chacinas e Matanças, chamado de Governador.  

As manas também estiveram presentes, dia 04, no evento POT IN RIO, a Feira Internacional de Tabacaria,  conscientizando sobre o debate da Guerra às Drogas.

 

🔸 PARCERIAS e CAMPANHAS

 

*Distrito Federal*

Lançamento das oficinas “Manual de Redução de Danos LGBTQIA+”: história e conjuntura. Juma Santos compartilhou parte da história da redução de danos (RD) no Brasil, que surgiu para prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, relatou como conheceu a RD, bem como essa perspectiva de cuidado gerou mudanças em sua vida. Por fim, frisou a importância de sempre lembrar a origem da RD, que foi criada por e para pessoas usuárias de substâncias e/ou em situação de rua, como um cuidado entre pares. 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=CqhEGCbviPo

 

Tulipas do Cerrado - Rede de Redução de Danos e Profissionais do Sexo do DF e Entorno  https://www.instagram.com/tulipasdocerrado/ 

Coletivo Aroeira - Criando pontes entre a agroecologia e redução de danos https://www.instagram.com/coletivo.aroeira/ 

Rosas no Deserto - Coletivo formado por familiares, amigas/os/es e sobreviventes do sistema prisional do DF - https://www.instagram.com/p/CgxHJQVpcEH/

 

_Para a RENFA, construir a pauta do desencarceramento é de suma importância para garantir os direitos de pessoas privadas de liberdade e seus familiares, que são em sua maioria, pessoas pobres e negras. Por uma sociedade sem prisões!!_

 

*Rio Grande do Norte*

A RENFA-RN, está em movimento constante na busca de atividades que possam possibilitar trocas afetivas, amorosas e de cuidados que envolvem subjetividades femininas junto às manas sobreviventes no sistema prisional do pavilhão feminino da João Chaves de Medeiros. 

 

*São Paulo*

A RENFA-SP participa do projeto “Por Nós ``, que é um coletivo fundado dentro do cárcere pelas nossas ativistas Mary e Iya Batia para fazer o acolhimento às manas que ainda estão lá dentro e às egressas. Mary vêm bolando um projeto para o recebimento de cartas das manas sobreviventes do sistema ainda privadas de liberdade, tendo em vista a importância dessa atenção, pois equivale a uma visita àquelas que não tem o acolhimento da família e ficam abandonadas lá dentro. Além disso, a RENFA SP junte a outras instituições, estão sempre presente no evento “saidinha” que acontece quatro vezes ao ano. 

RIFA de apoio: https://www.instagram.com/p/Ci-Zq5NLaX5/?utm_source=ig_web_copy_link

 

*Pernambuco*

Rede Autônoma de Travestis e Transexuais de Pernambuco/RATTs-PE 

A Rede é uma organização política exclusivamente composta pelo encontro de pessoas trans ativistas/militantes interessades em construir e pautar questões a partir de uma perspectiva de criticidade política trans radical, articulando e mobilizando com diversos movimentos e setores da sociedade visando a garantia de direitos sociais e promoção da cidadania da população de travestis e transexuais, enfrentamento a todo tipo de violência transfóbica, e interseccionais sobrepostas e de controle dos corpos, pelos sistemas de opressão racista, cisheteropatriarcal e capitalista. # NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!!! VIDAS TTs IMPORTAM" 💜🌈✨🏳‍⚧⚧✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿

 

[Clique aqui para acessar o registro de fotos do boletim de Novembro de 2022]

 

✊🏿 Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas

🔸Instagram: instagram.com/renfantiproibicionista

🔸Facebook: facebook.com/renfantiproibicionista

🔸Youtube: https://www.youtube.com/c/renfabr

🔸Twitter: https://twitter.com/renfabr

🔸E-mail: renfacontato@gmail.com

Deixe o seu comentário

ADMINISTRAR SITE

© 2024