📢 💬 🔊 📝 💌
BOLETIM de ATUAÇÃO NACIONAL da RENFA
Edição #10: JUNHO/2022
🛑Receba o boletim mensal por e-mail!
O ZapRENFA agora é o Boletim RENFA e circula também por e-mail! Para receber na sua caixa, inscreva-se em https://sendfox.com/renfa
🔻 Estamos no twitter
Acompanhe nossa conta por lá: https://twitter.com/RENFABR
🔻 🗣️ #ForaBolsonaro
Articulação Latino-Americana
Dia 09.06 nos reunimos para continuarmos o planejamento da nossa Primavera Antiproibicionista que já tem data definida!! Fiquem de olho!
🛑 Ações pelo Brasil
Depois de dois anos, muitos movimentos estão voltando a ocupar as ruas! Nós da RENFA estamos organizadas em diversas atividades que fomentam as políticas antiproibicionistas!!!
MARCHA DA MACONHA
Muito ainda precisamos avançar para que a guerra às drogas deixe de matar e encarcerar aqueles e aquelas que estão à margem social, em especial a juventude, negra e periférica, mas os avanços conquistados nestes últimos meses de caminhada são importantes, significativos e devem ser celebrados. Nós da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas estamos presente e firmes na defesa da vidas mulheres e gritamos, bem alto, NADA A NOSSO RESPEITO SEM A NOSSA PARTICIPAÇÃO NÃO SOMOS PARTE DO PROBLEMA, SOMOS PARTE DA SOLUÇÃO
Durante o mês de junho a RENFA esteve na marcha da maconha São Paulo “ Toda Prisão é política e toda maconha é Terapêutica."
ELEIÇÕES 2022
QUILOMBO NOS PARLAMENTOS
A Coalizão Negra por Direitos lançou dia 6.06.22 a iniciativa: “Quilombo nos Parlamentos”, que é uma iniciativa que pretende ocupar a política institucional para falar e agir em nosso próprio nome, em diversos partidos e em mais de 15 estados, foram apresentadas mais de 50 pré-candidaturas de pessoas ligadas ao movimento negro e que concorrerão a cargos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas por todo o Brasil e a RENFA esteve presente
MEU PARTIDO É O PARTIDO NEGRO DECOLONIAL
Nosso manifesto é um convite a todas as forças políticas nacionais a reconhecerem o movimento feminista, o movimento negro e dos povos indígenas também como forças balizadoras da política brasileira, assim como o movimento sindical, partidario, estudantil entre outros que se organizam para combater as desigualdades e fortalecer a democracia. Desejamos com este documento nos posicionar no lugar de contribuição histórica, não apenas impulsionando a mudança mas sendo a mudança de uma política branquificada, com um poder anunciado.
Lançamos o nosso manifesto no dia 30.06.22 e está disponível no Youtube para quem perdeu! LINK: https://www.youtube.com/watch?v=_fmCxuF8N6g
ENTREVISTAS - RENFA NA REDE
Acompanhe a roda de conversa pré marcha da maconha são paulo: “Encarceramento em Massa, da Emissão de Habeas Corpus para Cultivo e da Organização da Luta Social”
https://www.youtube.com/watch?v=siQE8d4LjjA
🛑 Ações Regionais
[CE] Ceará atuando sempre para espalhar o feminismo antiproibicionista por todos os cantos do estado iniciaram o mês com a reunião mensal e o novo núcleo na região do Cariri tem participado da articulação da Marcha da Maconha Cariri, que está retomando suas atividades esse ano. Aconteceram duas reuniões no mês de junho onde foi levantada a hipótese da primeira ação ocorrer no Parque de Exposição da cidade de Crato, durante a Expocrato (evento anual onde acontece a exposição de produtos agrícolas, agropecuária, agricultura familiar, eventos artísticos, dentre outros), contando com cortejo e representações das alas da Marcha, sendo a ala feminista integrada e representada também pelas membras do Núcleo Cariri. Também estiveram na 494° Reunião do Conselho Estadual de Saúde, onde estão trabalhando no GT sobre Cannabis Medicinal deste mesmo Conselho, para encaminhar o Projeto de Lei que institui a política pública estadual sobre o tratamento com maconha medicina, O encaminhamento foi aprovado por maioria, quase unânime, tendo 18 votos favoráveis dos 20 conselheiros titulares, agora o PL segue para a mesa do Secretário de Saúde que deverá encaminhar a Casa Civil para que torne de conhecimento da Governadora do Estado. Rolou também a reunião da Frente Estadual pelo Desencarceramento onde debateram pautas já pré estabelecidas e pensaram na organização de um planejamento para nortear as ações da Frente nesse período. No mês de junho a RENFA CE Fortaleza também desenvolveu a campanha de ajuda humanitária a Helena, sobrevivente do cárcere, que estava em situação de vulnerabilidade social e esteve em trabalho de parto. Além da Campanha de Ajuda Humanitária com o fortalecimento através de doações em pix, a mobilizadora Aninha vem realizando acolhimento, escuta e suporte em advocacy com Helena.
[DF] A RENFA-DF promoveu em 28/05 um dia de autocuidado com uso de plantas e contato direto com a natureza, em uma chácara afastada da toxicidade do centro da cidade, fizeram imersão com substâncias naturais e o exercício de estar cuidando unes des outres. Foi uma manhã e uma tarde incrível, de muito amor, coletividade, diversidade pois estiveram juntes, pessoas trans, no, cis, pan e com toda a cor, tom de voz e beleza que a diferença promove neste mundo e que torna a RENFA tão incrívelsendo também um momento de muito fortalecimento dos vínculos e de acessar a terra como a nossa primeira mãe que ela é. No dia 25/06 foi realizada a primeira atividade do projeto "ASAS PARA LIBERDADE" do coletivo Rosas no Deserto fomentado pelo fundo Brasil de Direitos Humanos, que vem sendo tocado pelas redes RENFA-DF, Tulipas do Cerrado, Coletivo Aroeira e Frente Distrital para apoio e fortalecimento da luta anti prisional e Abolicionista. Neste dia foi oferecido um café da manhã para um grupo de 25 mulheres familiares e sobreviventes do sistema prisional que irá se tornar um grupo de convivência até o final da execução do projeto. A OSC Tulipas do Cerrado somou com a entrega de cestas básicas junto ao Coletivo Rosas, entrega de kits lingerie solidárias para cuidar um pouco da autoestima dessas mulheres tão potentes, foi realizada roda de conversa com apoio de RENFA -DF e as companheiras Ana Luiza e Victória Hellen fizeram um acolhimento colado para o autocuidado e olhar para saúde mental dessas mulheres. Foi uma manhã de escuta, criação de vínculo com essas pessoas que precisam desse lugar de escuta, cuidado, atenção e de para além disso criar estratégias para que possam ser multiplicadoras de revolução, feminista, antiproibicionista e Abolicionista. Este encontro será realizado mensalmente e terá toda a rede citada acima construindo juntes este espaço para liberdade.
[SP] Iniciaram o mês estando presentes no evento da coalizão negra por direitos “quilombos nos parlamentos” e com reunião de planejamento e encaminhamentos para atividades que iriam ocorrer durante o mês, em especial a marcha da maconha SP e a Saidinha. Estiveram no esquenta Marcha da Maconha na Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco, onde diversas entidades e ativistas de Lutas Antiproibicionistas, Anti Racistas, Anti Punitivistas e Anti Carcerárias se reuniram para tratar do tema: “Encarceramento em Massa, da Emissão de Habeas Corpus para Cultivo e da Organização da Luta Social”, estiveram na mesa a Anna Rodrigues e a Zaza, partilhando do trabalho que a RENFA desenvolve, do movimento feminista antiproibicionista e dos projetos da agenda feminista pelo desencarceramento. No outro dia rolou a Marcha da maconha e também participaram da Plenária livre Estadual anti manicomial. Estiveram presentes na saidinha que é uma atividade que rola com outras instituições na porta do presídio feminino, quatro vezes ao ano, onde a RENFASP vem se organizando para estar presente e colaborar com esse acolhimento e demais demandas que as manas podem ter. Fizeram a segunda reunião do mês com foco na organização e planejamento da barraca da redução de danos na festa julina da ocupação 9 de julho. Nossa querida Iya Batia esteve por Salvador também participando de atividades com as manas da Bahia, com muito axé para que continuemos nos fortalecendo e amadurecendo nossas lutas!
[AL] Com a participação de mulheres que acreditam na economia solidária como forma de aceleração social, a RENFA Alagoas lançou o projeto com as mães na região da orla lagunar da capital maceioense - Projeto Elas Pertencem em Maceió. Também desenvolveram mais três oficinas: Oficina de Geleias, Oficina de tingimento dos tecidos e a Oficina de vendas e produções.
[RN] A RENFA RN vêm se organizando para se manter na construção da marcha da maconha natal, criando uma comissão de casos específicos para acolher as manas que se sentem em situação de vulnerabilidade devido à presença de agressores no movimento, conseguiram um auxílio jurídico e uma advogada que se disponibilizou a estar ao menos uma vez na semana colaborando com esse processo, além de estarem planejando e escolhendo as demais medidas para reduzir a vulnerabilidade dessas mulheres. Rolou também um diálogo com a diretora do complexo João Chaves para a Ação das subjetividades femininas que será desenvolvida para sobreviventes do Pavilhão Feminino pela RENFA-RN dia 22/07. Na ocasião Jacinta (diretora da instituição) falou do desejo de montar uma lojinha virtual e física, para que as mulheres possam desenvolver uma atividade que contribua com a autonomia financeira delas e de seus familiares, além, é óbvio, da qualificação profissional de outras manas. Essa ação contribuirá para preencher o vazio no dia a dia de nossas irmãs, como as prepararão para a sustentabilidade pós cárcere. Também foi conversado sobre o desenvolvimento de reflexão para deliberação de estratégias para colaborar com a remissão penal.Também rolou mais uma edição da Feira Multicultural da Resistência com stand da RENFA RN.
[RJ] A RENFA RJ esteve presente na inauguração do filme "Guerra aos Pretos na casa da Cultura de São João de Meriti, Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, no dia 25 de junho, compondo uma mesa com ativistas do IDMJ Racial, Movimentos e Renata Trajano discutindo sobre políticas de drogas e genocídio na baixada.
[BA] Desenvolveram o encontro de Formação Política e Autocuidado em parceria com outras Redes, durante dos dias 29/05 a 01/06. Também participaram da agenda cultural em parceria com a Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas e da Reunião para contribuição da Carta Política sobre as eleições. Também planejaram e realizaram o Arraiá da RENFA BA.
🔸 PARCERIAS e CAMPANHAS
Para a RENFA, construir a pauta do desencarceramento é de suma importância para garantir os direitos de pessoas privadas de liberdade e seus familiares, que são em sua maioria, pessoas pobres e negras. Por uma sociedade sem prisões!!
Rio Grande do Norte
A RENFA-RN, está em movimento constante na busca de atividades que possam possibilitar trocas afetivas, amorosas e de cuidados que envolvem subjetividades femininas junto às manas sobreviventes no sistema prisional do pavilhão feminino da João Chaves de Medeiros.
São Paulo
A RENFA-SP participa do projeto “Por Nós ``, que é um coletivo fundado dentro do cárcere pelas nossas ativistas Mary e Iya Batia para fazer o acolhimento às manas que ainda estão lá dentro e às egressas. Mary vêm bolando um projeto para o recebimento de cartas das manas sobreviventes do sistema ainda privadas de liberdade, tendo em vista a importância dessa atenção, pois equivale a uma visita àquelas que não tem o acolhimento da família e ficam abandonadas lá dentro. Além disso, a RENFA SP junte a outras instituições, estão sempre presente no evento “saidinha” que acontece quatro vezes ao ano.
Rede Autônoma de Travestis e Transexuais de Pernambuco/RATTs-PE.
A Rede é uma organização política exclusivamente composta pelo encontro de pessoas trans ativistas/militantes interessades em construir e pautar questões a partir de uma perspectiva de criticidade política trans radical, articulando e mobilizando com diversos movimentos e setores da sociedade visando a garantia de direitos sociais e promoção da cidadania da população de travestis e transexuais, enfrentamento a todo tipo de violência transfóbica, e interseccionais sobrepostas e de controle dos corpos, pelos sistemas de opressão racista, cisheteropatriarcal e capitalista. # NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!!! VIDAS TTs IMPORTAM" 💜🌈✨🏳⚧⚧✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿
Pernambuco
Nos últimos dias, fortes chuvas atingiram a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata de Pernambuco. Todas as doações chegarão às famílias pelo trabalho de organizações de base ligadas à Coalizão Negra por Direitos em Pernambuco.
DOE qualquer quantia pelo site: https://temgentecomfome.com.br PIX: CNPJ - 11.140.583/0001-72 Ou Depósito em conta: Instituto de Referência Negra Peregum
CNPJ: 11.140.583/0001-72 Banco do Brasil Agência: 1202-5 Conta Corrente: 73.963-4
✊🏿 Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas
🔸Instagram: instagram.com/renfantiproibicionista
🔸Facebook: facebook.com/renfantiproibicionista
🔸Youtube: https://www.youtube.com/c/renfabr
🔸Twitter: https://twitter.com/renfabr
🔸E-mail: renfacontato@gmail.com
Deixe o seu comentário
© 2024