Logotipo RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas desenhado como uma etiqueta na cor verde com efeito amassado
11/10/2024

BOLETIM de ATUAÇÃO NACIONAL da RENFA

 

📢 💬 🔊 📝 💌

 

Edição: SETEMBRO/2024

 

🔻VII Encontro da Agenda Nacional Pelo Desencarceramento em Sergipe

 

A RENFA participou nos dias 04,05,06,07 e 08 de Setembro, em Sergipe, do VII Encontro da Agenda Nacional pelo Desencarceramento. A Agenda Pelo Desencarceramento é uma organização composta por familiares, sobreviventes e organizações que apoiam a luta abolicionista no Brasil.  O encontro contou com a presença das Frentes pelo Desencarceramento de de 23 estados do Brasil, entre Frentes consolidadas e em consolidação, e outras organizações que pautam o acesso à justiça e aos direitos humanos, como Justiça Global, Iddd, Conectas, Idmjr, Renfa, Amparar, Pastoral Carcerária, Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Comitê Nacional De Prevenção e Combate à Tortura, Coletivo Entre Elas e Coletivo Vozes. Na ocasião, algumas Frentes também participaram do ato realizado em Aracaju do GRITO DOS EXCLUÍDOS no dia 07 de Setembro.

Confira os registros aqui.

 

🛑 Ações pelo Brasil

 

[AP]

  • Redução de Danos no I Encontro Bem Viver da População Indígena em Macapá 

A RENFA Amapá, em conjunto com a Rede Intersetorial Bem Viver dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará organizou no dia 12 de Setembro o I Encontro Bem Viver da População Indígena, na Universidade Estadual do Amapá, em Macapá. Voltado aos indígenas que estão residindo na capital, o evento teve como objetivo uma discussão coletiva sobre temas que envolvem saúde mental e a promoção do bem viver, entre eles o uso abusivo de álcool. Nesse contexto, a RENFA foi convidada para mediar a oficina Redução de Danos no Uso de Álcool: construção de um diálogo intercultural. Foi um primeiro contato, tanto da RENFA com esse público quanto dos indígenas com a temática da redução de danos, o que tornou o contexto desafiador. Além disso, foi um espaço multiétnico com a presença de diversos povos indígenas, e cada um deles tem uma relação particular com o uso do álcool. Entre os povos participantes estavam os Wajãpi, Tiriyó, Wayana, Apalai, Kaxuyana. Todo o evento, incluindo a oficina, contou com o apoio de intérpretes das línguas indígenas. Confira os registros aqui.

 

[BA]

  • Formação política de revitalização do SUAS

No mês de setembro, o núcleo baiano de Salvador da RENFA esteve presente na formação política de revitalização do SUAS. Um momento de extrema importância.

O SUAS nada mais é do que o Sistema Único de Assistente Social, que opera tais ações com um direito e dever de todo cidadão brasileiro. Confira aqui!

  • Construção com usuários

Construção com usuários em São Cristóvão, Planeta dos Macacos! Mais uma atividade executada pela RENFA Bahia!

 

[CE]

  • I Simpósio Interdisciplinar sobre o Uso Terapêutico De Cannabis no Cariri

Nos dias 05 e 06 de setembro aconteceu no Campus Missão Velha da Universidade Regional do Cariri, URCA, o I Simpósio Interdisciplinar sobre o Uso Terapêutico de Cannabis. O encontro teve como proposta principal a disseminação de informações acerca do uso terapêutico de Cannabis, viabilizando um diálogo entre a comunidade, os alunos do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas, pesquisadores, profissionais da saúde e mobilizações coletivas como grupos de mães atípicas que se reúnem em torno dessa temática. 

Integrantes da RENFA Cariri, que também constroem o Sustenta Cannabis Cariri, participaram da discussão sobre a Importância da Integralidade no Uso Terapêutico. A atividade contou com o apoio do C.A. de Biologia da Urca e do Coletivo Antiproibicionista Sustenta Cannabis, que tem promovido encontros presenciais na região do Cariri junto à RENFA CE. Confira os registros aqui.

  • Reunião de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras com a RENFA CE

No dia 12 de setembro, nossa dirigente Tamarinha, da RENFA Ceará, participou da reunião com representantes da Rede de Mulheres Negras do Ceará e Instituto Negra do Ceará sobre a participação do Ceará na Marcha Nacional de Mulheres Negras. O encontro aconteceu na Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará. Confira os registros aqui. 

  • Plenária mensal online da RENFA CE

No dia 14 de setembro a RENFA Ceará relizou a plenária online mensal com os dois núcleos do Ceará, o núcleo Fortaleza e o núcleo Cariri, para planejar uma ação de incidência da Agenda Feminista Antirracista pelo Desencarceramento que será realizada em no mês de Outubro. A plenária encaminhou um estudo do documento nacional da RENFA para gestão de pessoas e incidências da Agenda Feminista Antirracista pelo Desencarceramento. Confira os registros aqui.

  • Incidência de rua da Agenda Feminista Antirracista pelo Desencarceramento 

No dia  25 de setembro a RENFA CE participou de um ato junto a familiares de pessoas que estão no Sistema Prisional cearense, direcionado à Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza, sobre a entrega de insumos de higiene. O encontro aconteceu no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza - CE, e foi uma ação de incidência de da Agenda Feminista Antirracista pelo Desencarceramento, na perspectiva de luta pela garantia de direitos previstos na Lei de Execução Penal, a LEP. Confira os registros aqui.

  • Reunião Coletiva Sustenta Cannabis Cariri 

A 4ª Reunião do Coletivo Sustenta Cannabis Cariri foi promovida em parceria com a RENFA Cariri - CE e a ONG Beatos, um ponto de cultura que apoia e disponibiliza de seu espaço para que os encontros sejam realizados. 

O encontro aconteceu no dia 28 de setembro, e contou com lanche colaborativo seguido de uma roda de apresentação dos participantes. Foram abordadas a importância do acolhimento, da comunicação e da interação que se dá através da mobilização em torno da temática do uso de Cannabis medicinal. Como em todos os encontros, foi promovida uma roda de brincadeira com as crianças, com atividade de colagem de materiais coletados diretamente da natureza. Confira os registros aqui. 

 

[PE]

  • Roda de conversa da RENFA com o Movimento Arco Íris da Serra, em Gravatá-PE

À convite do Movimento ARCO ÍRIS DA SERRA, movimento social que pauta a luta por direitos da População LGBTQIAPN+ no Município de Gravatá, em Pernambuco, A RENFA PE realizou uma roda de conversa com mulheres trans, travestis e profissionais do sexo no dia 23 de setembro, Dia da Visibilidade Bissexual. As pautas foram a Redução de Danos, o Antiproibicionismo no contexto histórico e atual, e a atual conjuntura política. Na ocasião também foi apresentado o manifesto da RENFA para as eleições desse ano, MEU PARTIDO É O FEMINISMO NEGRO. Confira os registros aqui. 

 

[RN]

  • Nísia Trindade recebe comenda de Cidadã Potiguar

No dia 02 de setembro a RENFA RN esteve presente na cerimônia de entrega da Comenda de Cidadã Potiguar à Ministra da Saúde do governo Lula, Nísia Trindade, representada pelas ativistas Lu Varela e Maria Leuça. A cerimônia aconteceu em Natal. Confira os registros aqui. 

  • Reunião do COMUD 

Na quinta-feira 12/09 a RENFA RN participou da Reunião do COMUD - Conselho Municipal de Política de Drogas - de Natal, no centro LGBT da cidade. A reunião contou com a presença de 9 conselheiros, incluindo sociedade civil e secretarias. Foi solicitado apoio para a marcha da maconha e produção de algumas faixas. Confira os registros aqui.

  • Reunião local 

No sábado 14/09 a RENFA RN se reuniu na casa da ativista Lu Varela, na Zona Norte de Natal. As pautas foram o repasse sobre o SUS e sobre o estado do RN. Confira os registros aqui. 

 

[RR]

  • Roda de conversa e Oficina de Hip Hop

Na manhã do sábado 14/09, a RENFA do núcleo de Roraima promoveu uma Roda de conversa sobre Feminismo e Autocuidado na escola Prof. Voltaire Ribeiro. Para além disso, também rolou a primeira parte da oficina de Hip-Hop com a poeta marginal e MC Rafah Black, que mostrou um pouco da sua potência nortista. Confira os registros aqui.

 

[SP]

  • Ação de Saidinha da Por Nós

Desta vez no Centro de Progressão de Pena do Butantã, que fica na beira da Rodovia Raposo Tavares e já foi anteriormente desativado por questões estruturais,  agora está com as pessoas que cumpriam pena na Penitenciária Feminina da Capital, em Santana, outra região da cidade, com deslocamento muito mais acessível pra rodoviárias e uma maior opção de acesso ao transporte público. 

A ação é fortalecida pelo coletivo Comunidade Carcerária, desta vez contou com o apoio de uma campanha de doação de roupas de alunos da Unifesp e apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP e a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo.

Confira os registros aqui. 

 

✊🏿 Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas

Instagram: instagram.com/renfantiproibicionista

Facebook: facebook.com/renfantiproibicionista

Youtube: https://www.youtube.com/c/renfabr

Twitter: https://twitter.com/renfabr

E-mail: renfacontato@gmail.com

💌 Receba o boletim mensal por e-mail

Para receber na sua caixa, inscreva-se em https://boletim.renfa.org/

Deixe o seu comentário

ADMINISTRAR SITE

© 2024