Logotipo RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas desenhado como uma etiqueta na cor verde com efeito amassado
09/09/2024

BOLETIM de ATUAÇÃO NACIONAL da RENFA

 

📢 💬 🔊 📝 💌

Edição #: AGOSTO/2024

 

🔻SAIU NA MÍDIA 

https://www.instagram.com/p/C-ad0cZuesX/

 

🔻RENFA participa da primeira reunião de planejamento dos próximos triênio do Conselho Nacional da Mulher

A  Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas esteve presente nos dia 27,28 e 29 em Brasília para o planejamento do próximo triênio do Conselho Nacional da Mulher. Na ocasião, no dia da Visibilidade lésbica, o Ministro Silvio Almeida assinou junto com a Ministra Cida Gonçalves um acordo de cooperação com o Ministério das Mulheres, a fim garantir em serviços públicos os direitos da população LBTI, a exemplo de ferramentas como o Disque 100, o Ligue 180 e a Casa da Mulher Brasileira. Pretende-se, com a medida, proteger e fortalecer a rede de atendimento e aprimorar o fluxo de denúncias sobre os direitos das mulheres lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo. Confira.

 

🔻Giro do Advocacy RENFA no Congresso

RENFA lança novo quadro em suas Redes apresentando e divulgando as últimas e principais notícias que estão rolando no Congresso Nacional a partir de nossa Advocacy Mariana Andrade que tem acompanhado e incidido diretamente representando a Rede no Congresso. Confira tudo aqui.

 

🔻MEU PARTIDO É O FEMINISMO NEGRO

 

Com Tamara Silva do Núcleo do Ceará representando a RENFA, realizamos o lançamento online do Manifesto Meu Partido é o Feminismo Negro. Conversamos e ouvimos um pouco mais das histórias de algumas das lideranças que estamos apresentando nas eleições do ano de 2024. Confira o lançamento aqui. 

O acesso ao Manifesto Meu Partido é o Feminismo Negro, se dá através do site. Confira como através do tutorial da RENFA. 

 

🔻 Ações pelo Brasil

[BA]

  • 08/08 - Prêmio Esperança Garcia

A RENFA recebeu o Prêmio Esperança Garcia de reconhecimento pelo combate à violência contra a mulher na Bahia! O prêmio foi concedido às entidades e mulheres que efetuam o ativismo pela justiça, igualdade e direitos humanos. Confira.

  • 20/08 - Formação do Fórum de usuários do SUAS para o Fórum estadual

O núcleo baiano da RENFA participou do processo de organização para a formação do Fórum de usuários do SUAS para o Fórum estadual. Esses espaços são essenciais para o incentivo de ações governamentais, empoderamento e luta pela implementação de políticas públicas. Confira.

  • Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Núcleo da RENFA de Salvador esteve presente na Marcha junto a diversas outras Redes e ativistas. Todes na mesma intenção, pela vida e bem estar das mulheres pretas e indígenas deste país. Veja aqui.

[SP] 

  • 10/08 - Festival Craco Cultural

O núcleo São Paulo esteve junto na ação organizada pela Craco Resiste, Marcha da Maconha SP e uma série de movimentos sociais que atuam em São Paulo, com a intenção de levar um dia de cuidado e cultura para o território hoje conhecido como Cracolândia, no centro histórico de SP. Ainda no começo da ação, que tinha como uma das atividades previstas a realização de um soundsystem, a GCM - Guarda Civil Municipal age na tentativa de impedir a continuidade da programação. Depois de um momento de impasse e tensão com os guardas, as atividades com música, redução de danos, corte de cabelo, alimentação, estampa de camisetas e acolhida seguiram até o anoitecer a partir da resistência dos ativistas, moradores da região, movimentos sociais e a comissão da OAB que estavam presentes. Confira.

  • 16/08 - Reunião do GT de Política de Egressos e Familiares

O núcleo esteve na Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo, para aprovação de propostas que irão para relatório direcionando estratégias de políticas municipais para egressos e familiares. Na reunião, foi levantado a importância da articulação de um grupo/comitê protagonizado por pessoas egressas, familiares e membros de movimentos sociais atuantes, para acompanhamento de denúncias e incidência direta junto ao Conselho da Comunidade. Confira.

[AL] 

  • 17/08 - Construção Marcha da Maconha 2024

O núcleo de Alagoas realizou uma roda de conversa, na Praça da Paz, para planejar e discutir parcerias e estratégias para a realização da Marcha da Maconha de Maceió e construção de apresentações culturais. Os temas debatidos foram: comemoração dos 10 Anos da Marcha. Realização do festival barom, feira de empreendedorismo para mulheres da periferia. Confira fotos.

[CE] 

  • 04/08 - Oficina de sensibilização para ações com Redução de riscos e Danos e com cuidado

No núcleo do Ceará, Fortaleza realizou uma Oficina para mostrar um pouco da trajetória do conceito de Redução de Danos e como vemos o modo dessa estratégia poder ser aplicada localmente à noção cotidiana de cuidado. 

A atividade foi proposta, planejada e conduzida pela Renfa e contou com integrantes de diferentes movimentos sociais e associações com militância comum na Marcha da Maconha. Tamara Cesário foi a articuladora da ação, o elo. Natália Barros e Jaína Alcantara planejaram conjuntamente. Margot, integrantes da Renfa - Ce, integrou à atividade. Confira aqui.

  • 17/08 - Apresentação da Renfa para aproximação das novas companheiras

O núcleo realizou um momento de acolhimento das integrantes novas da Renfa do Núcleo Fortaleza, iniciamos com a Apresentação da Linha do Tempo da RENFA ,depois a Mística Bote o Seu na Roda nessa Dinâmica cada uma levar 1 item que lhe represente algo e que possa somar na Roda e se apresentar e falar sua expectativa para o encontro, após isso fizemos a Apresentação da Nossa maneira de se organizar Nacionalmente e em Fortaleza até onde conseguimos atuar e agendas que conseguimos acompanhar, depois entregamos os kits de escalda pés e aí tivemos o momento de perguntas e tirar dúvidas, depois nosso momento de convivência e encerramento. Confira aqui.

[DF]

  • 28/08 - Cerimônia de assinatura do programa “Pés na Rua”

O MPDFT (Ministério Público do DF e Territórios) realizou uma cerimônia de assinatura do programa “Pés na Rua” e lançamento oficial do documentário “Caminhos para Casa”. As iniciativas são resultados do trabalho desempenhado pela instituição com o objetivo de fortalecer a atuação de monitoramento e cobrança de políticas públicas para essa parcela da população, bem como visam o combate de preconceitos e discriminações, mostrando o protagonismo de pessoas com trajetória de rua no Distrito Federal.

 interessadas na temática”. Juma, integrante da RENFA DF, representando o Tulipas do Cerrado, foi homenageada e fez parte desse documentário falando sobre sua história, além de participar da mesa de debates reforçando sobre a política de cuidado e redução de danos na vida das pessoas em situação de rua e que fazem uso das drogas. Confira.

[MG] 

  • 22/08 - Roda de Conversa sobre Redução de Danos com catadores de materiais recicláveis em parceria com o Cataki + Longa Vida

Colab: @catakiapp

O núcleo RENFA MG participou da última ação do Cataki+ Longa Vida, uma parceria do @catakiapp com a @tetrapakbrasil, que através de suas ações locais, oferece um dia especial para as e os participantes do projeto, oferecendo atividades culturais, de saúde e de fortalecimento comunitário entre a categoria. A ação reuniu catadores autônomos e cooperados e aconteceu na última quinta-feira (22/08), no @cantodaruabh, no bairro de Santa Inês, em Belo Horizonte/MG, e contou com uma roda de conversa sobre Redução de Danos e políticas de bem viver com o núcleo RENFA MG. Confira.

[PE] 

  • Kombi Feminista + THCine com a exibição do “ESTADO DE PROIBIÇÃO” + RENFA - Nosso Projeto Político + roda de conversa antiproibicionista

O projeto Kombi Feminista tem o objetivo de ser instrumento de articulação entre arte, ativismo e lutas feministas, a partir do intercâmbio entre mulheres de diversas regiões de Pernambuco, a fim de fazer circular, de forma itinerante, os conhecimentos produzidos por realizadoras do audiovisual em Pernambuco e o conhecimento de mulheres ativistas do estado. A Kombi Feminista é uma instalação ativista que combina em um equipamento (uma kombi roxa), um cinema com telão, um espaço para shows, peças de teatro ou rodas de díalogo com microfone e caixa de som. A Kombi Feminista foi inspirada na atuação de coletivos artísticos feministas como as Loucas da Pedra Lilás, que atuaram com seu grupo de teatro levando a força da intervenção teatral a diversos territórios numa Kombi Lilás. 

  • 06/08 - Inspeção para verificação de acesso a direitos dos PPLs

O núcleo de Pernambuco esteve presente para inspeção na unidade prisional de  Tacaimbó a convite da Comissão de direitos humanos da OAB Pernambuco. Confira.

  • 13, 14 e 15/08 - 18° Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Nos dias 13,14,15 de agosto aconteceu no Recife o 18° Fórum Brasileiro de Segurança Pública, lá foram discutidas ações de segurança pública que foram realizadas em diferentes estados, e até em outros países. O Fórum contou com painéis que tinham como convidados desde o movimento social, até representações da segurança pública dos estados. Confira.

  • 27/08 - Seminário sobre situação do sistema prisional Pernambucano 

Colabs: @brunorenatosndh, @manuka3189

 No dia 27/08 aconteceu na OAB - PE o Seminário sobre a situação do sistema prisional em Pernambuco, puxado pela Comissão Justiça e Paz, organismo da Igreja católica, trouxe o debate sobre os problemas do sistema e as dificuldades para resolvê-lo. Em total consenso, todas as pessoas envolvidas concordaram que a construção de novas unidades e vagas não resolve de maneira nenhuma o  problema atual do sistema prisional no estado. Estiveram presentes Edna Jatobá (Gajop), Liliana Barros (ouvidora da DPPE), Wilma Melo (Sempri), Severino Ramos (Pastoral Carcerária PE), Francisco Ortêncio (MPPE), Klécia Galindo (Virtus UFPE), Marina Derma (Conselho Nacional de DH), Bruno Nascimento Teixeira (Secretário Nacional de DH- MDHC) Carlos Diego Peixoto de Souza, (coordenador da comissão de avaliação e monitoramento das políticas penais - SENAPPEN), Petra Pfaller (Pastoral Carcerária Nacional),  Camila Wilmar (representante do governo do estado) e familiares de pessoas em privação de liberdade representando a Frente Pelo Desencarceramento De Pernambuco. Confira.

  • 28/08 - Reunião de lançamento e apresentação do relatório Semestral da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.

No dia 28/08 aconteceu a reunião para o lançamento e apresentação do relatório Semestral da Ouvidoria externa da Defensoria pública do Estado de Pernambuco. Essa ouvidoria tem como representante a Liliana Barros, mulher negra, ativista do Movimento social, lésbica, e familiar de pessoa sobrevivente do sistema prisional. A RENFA participou de todo processo de articulação desde a escolha por parte do movimento, até a eleição da Liliana. Confira.

.

[RN] 

  • 14/08 - Reunião online Agenda Pelo Desencarceramento

O núcleo esteve presente, na figura de Leuça, Na reunião da Agenda Nacional Pelo Desencarceramento. 

  • 15/08 - Articulação com a Câmara Municipal

O núcleo do Rio Grande do Norte, Lia Carvalho e Lissett foram pessoalmente à Câmara Municipal  como marcha da maconha e renfa solicitar e reiterar os e-mails de apoio para realizar a marcha de 2024. Observação: NÃo COMPARTILHAR nas redes a pedido das militantes que estiveram presentes, é mais para guardar na memória interna da Renfa.

[SE]

  • 29/08 - Roda de conversa sobre a política de drogas e redução de danos com a distribuição de materiais da RENFA em Sergipe

O núcleo Sergipe junto com o coletivo Camaleão Urbano e convidadas realizou uma Roda de conversa sobre Política de Drogas e Redução de Danos no dia 29/08, com troca de informações importantes para o apoio do núcleo, com entrega de cartilhas de redução de danos e cuidados. O núcleo recebeu no Doca Centro Cultural Aracaju membros da RENFA PE e BA (Eliza e Priscila). Confira.

 [SC] 

  • 29/07 a 02/08 - Fazendo Gênero 13 

O “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática” teve como proposta criar um espaço interdisciplinar de diálogo, trocas e possibilidades de formação de redes transnacionais, que incluam pesquisadoras/es, artistas e também ativistas de movimentos sociais, articulando uma aproximação entre a academia e as experiências de mundo marcadas pela diferença e pela diversidade, nos atravessamentos de pesquisa, arte e ativismo.

 

Através de oficinas, rodas de conversa e palestras, a RENFA concluiu mais uma etapa de incidência e militância! Confira.

 

🛑 CONTEÚDO DELAS

 

[RENFA INDICA]: Éᴛɪᴄᴀ ᴛʀᴀᴠᴇsᴛɪ, ᴅʀᴏɢᴀs ᴇ ʀᴅ! ᴏ ǫᴜᴇ ᴛᴜᴅᴏ ɪssᴏ ᴛᴇᴍ ᴇᴍ ᴄᴏᴍᴜᴍ?!

📹 O RENFA Indica desse mês, trouxemos um vídeo bem rapidinho do Canal RD com Logan, em que Julia Bueno (@xuliabueno), traz a sensibilidade do assunto em 20 minutos, que trazem diversas reflexões. Assista aqui.

 

🗓️ AGENDA

 

✊🏿 Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas

Instagram: instagram.com/renfantiproibicionista

Facebook: facebook.com/renfantiproibicionista

Youtube: https://www.youtube.com/c/renfabr

Twitter: https://twitter.com/renfabr

E-mail: renfabrasil@gmail.com

 

💌 Receba o boletim mensal por e-mail!

Para receber na sua caixa, inscreva-se em https://boletim.renfa.org/

 

Deixe o seu comentário

ADMINISTRAR SITE

© 2024