📢 💬 🔊 📝 💌
BOLETIM de ATUAÇÃO NACIONAL da RENFA
Edição: JUNHO/2024
🔻 Estamos no twitter
Acompanhe nossa conta por lá: https://twitter.com/RENFABR
🔻 Lançamento do Manifesto Meu Partido é o Feminismo Negro a Casa Mídia Ninja, na cidade de São Paulo.
Meu Partido é o Feminismo Negro, é uma iniciativa idealizada pela Renfa, que nasceu em 2020 como uma provocação a sociedade sobre as dificuldades encontradas por ativistas da rede e parcerias que defendem agendas fundamentais para a garantia de direitos e a construção de um futuro comprometido com a justiça racial e social na democracia brasileira. Esta iniciativa vem construindo espaços formativos, promovendo o apoio a candidaturas comprometidas com nossas reivindicações prioritárias para a política de drogas e os direitos humanos no contexto eleitoral.
No evento, apresentamos as 6 pré-candidatas que a RENFA estará apoiando neste ano de 2024 para disputarem a vereança em suas cidades. A apresentação de cada uma delas trazendo sobre a centralidade de suas pautas, também veio o compromisso político com o Manifesto Meu Partido é o Feminismo Negro. Tivemos várias organizações parceiras presentes, a galera da Casa Mídia Ninja, o Nucleo periferico e ao mandato do @renatofreitasumdenos que também estiveram com a gente neste momento.
https://www.instagram.com/p/C8VI1E_yvxn/?img_index=1
🔻 Marcha da Maconha
As reuniões das Marcha da Maconha estão acontecendo de forma virtual no Brasil e no mundo. Assista algumas das programações já realizadas:
RENFA de várias Cidades se reúnem e marcham juntas na Marcha da Maconha de São Paulo
https://www.instagram.com/p/C8Sga-Wyjfz/?img_index=1
🔻 🗣️ ##CriançaNãoÉMãe
A RENFA participou dos atos contra o PL da gravidez infantil em várias Cidades. O PL da gravidez infantil é uma proposta da Bancada Evangélica que criminaliza crianças vítimas de violência em detrimento do estuprador.
https://www.instagram.com/p/C8K2sjtP61P/
🛑 Ações pelo Brasil
[SC]
Nos dias 13, 20 e 27 de junho, estivemos unidas com os movimentos feministas de Florianópolis, atuando e manifestando nossa contrariedade ao PL 1904/24. Durante os atos, distribuímos panfletos informativos sobre como esse PL está próximo da PEC 45, numa tentativa de retirada e barganha política com os direitos das mulheres cis e trans, homens trans, pessoas não-binárias e usuárias e usuários de drogas.
No dia 19 de junho, nos reunimos virtualmente para planejar nosso calendário e o planejamento interno da RENFA/SC. Foi um momento de refletir sobre o que fizemos até aqui e para onde vamos.
No dia 21 de junho, recebemos um convite do NIGS - Núcleo de Identidades, Gênero e Subjetividades da UFSC, e participamos da Roda de Conversa "PL 1904 e o Futuro das Meninas". Um evento de trocas importantes e construção de narrativas potentes para enfrentarmos os conservadores.
No dia 22 de junho, estivemos na Plenária Transfeminista para discutir nossos próximos passos na cidade, buscando unidade e planejamento para resistir contra o PL 1904/24 e todos os retrocessos que estão rondando nossos direitos.
[MG] Em Belo Horizonte, ativistas do Núcleo Danielle Vassalo estiveram presentes em atos #criançanãoémãe. Os atos uniram diversos movimentos sociais contra o PL1904, que visa equiparar o aborto acima de 22 semanas de gestação a um ato de homicídio, elevando a pena máxima de 10 para 22 anos a quem precise recorrer ao procedimento.
[PE] Participamos de uma Reunião com o Governo do Estado de Pernambuco, onde foi anunciada a oficialização do Comitê Interinstitucional Pro Travestis e Mulheres Trans de PE, vinculada à SecMulher de PE. Desde 2021, o Estado de PE em parceria com o movimento trans do Estado, busca articular e oficializar este espaço, com potencial de construir políticas públicas em prol da promoção da cidadania da população transfeminina de PE, assim como sua população trans como um todo. Para além da RENFA, estão nesta construção entre as instituições da sociedade civil, a AMAS/LGBT, AMOTRANS, e NATRAPE, além do poder público estadual.
Estivemos presente na Reunião mensal do Conselho da Comunidade da Capital - VEPEC realizada no Fórum Rodolfo Aureliano área central do Recife, para elaboração de relatório sobre condições da Colônia Penal Feminina do Recife - Bom Pastor.
Participamos da reunião para alteração da lei que regulamenta o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate a Tortura. Estavam presentes Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura, Gajop, GTP+, SEMPRI, assessoria Comissão de DH da ALEPE.
Realizamos em Recife na Escola Livre de Redução de Danos, com candidaturas às eleições municipais, a apresentação do Manifesto Meu Partidos É o Feminismo Negro. Estiveram presentes as pré-candidatas a vereadoras da Cidade Jô Cavalcanti (PSOL) e Suzy (PT).
Marcamos presença na Festa de São João do Centro da Juventude de Santo Amaro, onde levamos uma barraca de Redução de Danos e fizemos uma conversa com os usuários do serviço.
Participamos da reunião para conclusão de Minuta de alteração de lei que regulamenta Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate a Tortura. Estavam presentes Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura, SEMPRI, Gajop, Comissão de DH da ALEPE, Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Tortura.
Estivemos na Inspeção realizada no mês de junho no Centro de Triagem de Abreu e Lima - COTEL enquanto Conselho da Comunidade da 1a Vara Regional de Execuções Penais. Estavam presentes o RHEMA, Pastoral Carcerária, OAB da Cidade do Paulista, Frente Pelo Desencarceramento De Pernambuco.
Participamos da ação de panfletagem contra o PL 1904/24 na frente do Sítio da Trindade, parque localizado na Zona Norte do Recife
Estivemos na construção do Ato na Conde da Boa Vista contra o PL1904/24
https://www.instagram.com/p/C8XYdpGuBCt/
[SP]
Realizamos a Sétima ação de Saidinha da Por Nós na Penitenciária Feminina da Capital em São Paulo, acolhendo as companheiras em saída temporária com escuta e coleta de denúncias, apoio jurídico, doação de roupas, café da manhã, kits de beleza, muito carinho e apoio no retorno pra casa.
A ativista Mary Jello esteve representando a RENFA na @expoheadgrow em Itu SP compondo a roda sobre Direitos dos Usuários mediada pela @divasativa420: https://www.instagram.com/p/C7R8MBUJ3Sv/
Núcleo esteve na construção e presente na 16ª Marcha da Maconha em São Paulo, onde esse ano o tema foi "Bolando O Futuro Sem Guerra"
Estivemos presente na Marcha da Maconha em Guarulhos/SP, com concentração em frente a prefeitura da cidade e depois seguimos até a @nossacasa_at onde rolou uma festa linda de encerramento com vários artistas independentes, mesmo com a tentativa do prefeito de barrar o ato de acontecer e a polícia militar de querer dispersar a galera já no final. Resistimos e continuamos em luta!
[BA]
Rolou o Encontro Estadual da Bahia! Foi um momento muito importante de fortalecimento e construção de afeto, confiança, respeito e cuidado entre os núcleos. Todes se sentiram mais fortes para enfrentar os desafios que nos atravessam na realidade que é lutar pela vida e pelo bem viver. Foi sucesso demais, juntando palestra, roda de conversa, massagem, exercício mental e escuta com terapeuta.
https://www.instagram.com/p/C9ib-yry_sz/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
🔸 CONTEÚDO DELAS
[ᴠᴇᴍ ᴄᴏᴍ ᴀ ʀᴇɴғᴀ ʀᴇᴅᴜᴢɪʀ ᴏs ᴅᴀɴᴏs ᴅᴏ ᴛᴀʙᴀᴄᴏ!]
Todo mês lançamos a campanha e informes sobre como Reduzir os Danos de cada substância. A desse mê falamos mais sobre o uso do Tabaco
https://www.instagram.com/p/C7zdEEiuoIW/?img_index=1
[SÉRIE DOS SIGNOS]
Em parceria com a ativista e astróloga da RENFA Astroliz, estamos trazendo análises previsões dos signos de cada mês e a relação da Redução de danos nesse periodo para cada tipo de previsão
https://www.instagram.com/p/C8fAc-iOOu8/?img_index=1
[VOTAÇÃO NO STF SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO]
Acompanhamos e divulgamos em nossas redes sociais em tempo real opinião e o resultado da votação em formato de artes, twitter e vídeos. Acompanhe nossa opinião sobre o resultado dessa decisão em nossas redes
https://www.instagram.com/p/C8xfiagv2P2/
[MÊS DO ORGULHO LGBTQIAPN+]
A RENFA ressaltou nas redes e nas ruas a importância da celebração, resistência e luta reivindicando um antiproibicionismo feminista que paute questões LGBTQIAPN+!
https://www.instagram.com/p/C80CURuS0L8/?img_index=1
[QUILOMBO NOS PARLAMENTOS]
A RENFA está mais um ano envolvida nas ações do Quilombo nos Parlamentos quanto integrante da Coalizão Negra onde em 2022, o Quilombo nos Parlamentos teve iniciativa de apoio a mais de 100 pré-candidaturas de lideranças negras ligadas ao movimento negro. Em 2024, o Quilombo nos Parlamentos apresenta a estratégia atualizada para atuar nas eleições municipais, focada na agendas programáticas das organizações que compõem a Coalizão Negra por Direitos. O Quilombo nos Parlamentos é uma iniciativa suprapartidária, tendo por essencialidade o debate racial. A proposta objetiva reduzir o hiato de representatividade de pessoas negras do campo progressista nos poderes legislativo e executivo municipais, para um projeto de país alinhado à luta antirracista, que possa ser mais justo para todas as pessoas. Acompanhem em nossas redes as ações de 2024
🔸 CAMPANHAS ATIVAS
XXXXX
✊🏿 Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas
Instagram: instagram.com/renfantiproibicionista
Facebook: facebook.com/renfantiproibicionista
Youtube: https://www.youtube.com/c/renfabr
Twitter: https://twitter.com/renfabr
E-mail: renfacontato@gmail.com
💌 Receba o boletim mensal por e-mail
Para receber na sua caixa, inscreva-se em https://boletim.renfa.org/
A iniciativa "MEU PARTIDO É O FEMINISMO NEGRO" nasceu nas eleições de 2020 como uma provocação a sociedade sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres, pessoas trans e lgbtqia+ ao disputarem espaços de poder e tomada de decisão e defenderem agendas fundamentais para a democracia brasielira. A iniciativa vem desde então construindo espaços formativos, apoio a candidaturas comprometidas com nossos valores, e construção de prioridades políticas para o tema da política de drogas no contexto eleitoral. A frase que nomeia a iniciativa se inspira na reflexão proposta pela intelectual Sueli Carneiro, que aponta que entre a esquerda e a direita, nós continuamos negras, aqui nós estendemos essa reflexão dizendo que continuamos mulheres e dissidências independente de partidos. Afirmamos que apenas em estruturas construidas com metodologias e pilares feministas negros poderemos de fato implementar projetos de compartilhamento de poder, e que os partidos precisam aprender com essa metodologia para inovar politicamente a representatividade.
Deixe o seu comentário
© 2024