No último 04 de maio, uma ação violenta da Polícia Militar do Amapá resultou na morte de sete jovens que voltavam de uma partida de futebol e na prisão arbitrária de uma advogada em pleno exercício profissional. Não foi confronto, foi chacina! Este não é um caso isolado, mas reflexo de uma política de segurança pública militarizada e letal, que tem feito do Amapá o estado com a maior taxa de mortes por intervenção policial no Brasil (1).
Segundo os Anuários de Segurança Pública realizados pelo Fórum de Segurança Pública entre 2018 e 2021(2), as mortes causadas por policiais aumentaram 201,7% no Estado do Amapá, enquanto entre 2020 e 2021 não houve registros de policiais mortos em serviço. Isso evidencia o uso desproporcional da força e desmente a narrativa oficial de “confronto”.
A Polícia Militar atua, historicamente, com uma lógica de repressão e controle social — especialmente contra a juventude negra e periférica que amarga severas desigualdades sociais. No Amapá, isso se agrava com altos investimentos na corporação, sem retorno em segurança cidadã. Segurança pública de verdade se faz com políticas sociais, educação, cultura e oportunidades — não com violência estatal. Jamais aceitaremos a política de extermínio operacionalizada pelas forças de segurança.
A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) repudia essa ação, se solidariza com as famílias das vítimas e exige investigação rigorosa e justiça. Reivindicamos, ainda, o uso obrigatório de câmeras nas fardas dos policiais como medida de controle e transparência.
O governador Clécio Luís tem responsabilidade direta sobre a política de segurança pública e deve se posicionar diante dessa tragédia, garantindo justiça às vítimas e familiares enlutados, responsabilização e compromisso com mudanças concretas dentro das corporações.
Não aceitaremos o silêncio diante da morte de nossos jovens. Queremos justiça e o fim da política de extermínio no Amapá.
Macapá, 06 de Maio de 2025.
Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA
(1) https://forumseguranca.org.br/publicacoes/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica/
(2) Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2018 – https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2019/03/Anuario-Brasileiro-de-Seguranc%CC%A7a-Pu%CC%81blica-2018.pdf
Deixe o seu comentário
© 2024