Logotipo RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas desenhado como uma etiqueta na cor verde com efeito amassado
02/08/2021

CHAMADA: FEMINISMO ANTIPROIBICIONISTA

APRESENTAÇÃO

A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas lança a CHAMADA DE PRODUÇÕES SOBRE FEMINISMO ANTIPROIBICIONISTA, na qual serão selecionadas 30 produções para serem publicadas em coletânea no formato online e impresso organizada pelo coletivo.

O feminismo antiproibicionista é um conceito que surge no cenário nacional a partir do acúmulo de saberes insurgentes que nascem da prática de luta e resistência de mulheres diversas frente ao sistema de opressão proibicionista. É uma formulação ainda em construção, que surge no passado pela necessidade de nomear e assim disputar o nosso lugar nas lutas e na produção de saberes, acontece agora no presente a partir de práticas diversas ainda não materializadas em escritos e projeta-se no futuro, com uma importância fundamental no rompimento de paradigmas da luta feminista. 

A partir deste chamado, desejamos agregar as intersecções de mulheres diversas que consolidam essa prática revolucionária pela garantia da liberdade para as corpas e sociedades. Este é um chamado para romper silêncios, produzindo narrativas em primeira pessoa de mulheres historicamente silenciadas pelos múltiplos sistemas de opressão além do proibicionismo. O proibicionismo, aliado ao patriarcado e ao racismo seguem reproduzindo  epistemicídios, e apostando na ausência de reflexão crítica de mulheres usuárias de drogas, desconsiderando o acúmulo de nossas lutas. Em resposta, produzimos um outro modo de narrar o mundo, nossas lutas e histórias. O feminismo antiproibicionista abraça aquelas mulheres que não foram consideradas ao longo de sua vida, que foram impedidas de viver suas liberdades, e são essas mulheres que nós queremos publicar na primeira coletânea sobre o feminismo antiproibicionista. 

 

CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO

→ Podem se inscrever mulheres cis e trans, travestis e pessoas não binárias;

→ Cada pessoa poderá enviar 1 produção;

→ As inscrições e envio da produção vão até o dia 25/09/2021, apenas por meio deste formulário.

→ As produções que não forem selecionadas terão a oportunidade de serem publicadas em formato online;

 

CATEGORIAS DA CHAMADA

As produções serão recebidas em 2 categorias: PRODUÇÃO TEXTUAL E EXPRESSÃO ARTÍSTICA; com o tema FEMINISMO ANTIPROIBICIONISTA.

1. Produção textual - Nessa linha, poderá ser enviado:

  • Relato de experiência: Descrição sobre alguma iniciativa, experiência ou ação.

  • Texto livre.

2. Expressão artística - Nessa linha, poderá ser enviado qualquer material de cunho artístico (desenho, pixo, graffiti, poesia, colagem).

Orientações: As produções devem ter até 5 páginas. Os textos devem ser enviados em formato word com letra em tamanho 12.

 

BOLSAS DE APOIO

Serão oferecidas 10 bolsas de R$400,00, pagos mediante recibo ou emissão de nota MEI. A oferta acontecerá usando os critérios de raça, gênero, classe, geração e territorialidade.

 

DÚVIDAS

Serão recebidas e respondidas apenas pelo e-mail renfabrasil@gmail.com 

 

Atenção: A CHAMADA DE PRODUÇÕES SOBRE FEMINISMO ANTIPROIBICIONISTA receberá propostas até 23:59 do dia 25 de setembro, quarta-feira. O resultado da chamada será divulgado em 15/10.

 

INSCREVA-SE AQUI!

Deixe o seu comentário

ADMINISTRAR SITE

© 2024